Tek RMD (Robotic Mobilization Device)


Tenho visto este novo equipamento na rede e gostaria de compartilhar com vocês, ele usa um slogan dizendo que irá aposentar as cadeiras de rodas, bem, acho que isso não vai acontecer, porém se tivesse um deste no início de minha lesão, acredito que me traria muitos benefícios, pois me deixaria numa postura excelente para o bom funcionamento de meus órgãos internos e estrutura óssea (principalmente pernas). A praticidade e mobilidade dele parecem incríveis. Pelo que li este equipamento está em fase experimental, portanto sem preço nem prazo para chegar ao mercado. Não deixem de ver o vídeo no final do post. 

por controle remoto o equipamento vem ate você, seja na cadeira de rodas, ou na cama

o cadeirante se prende ao equipamento 

completamente preso, com um pequeno impulso o equipamento te deixará em pé  

pronto o cadeirante já pode se locomover na posição ereta 
poderá também ficar na posição sentado 

TRICICLO ESPECIAL BATIZADO DE "BIGA"



Pessoal há algum tempo estou de olho nessa belezinha de triciclo especial batizado de "biga", infelizmente não consigo pilotar uma dessas, espero que com o tempo a adaptem para ser dirigido eletronicamente por um joystick, aí sim será a minha vez de ter uma. Mas as coisas estão evoluindo, recentemente o primeiro cadeirante conseguiu tirar a habilitação para poder sair passeando e vivendo por aí... veja abaixo fotos do triciclo e links de matérias do veiculo e da primeira conquista de uma habilitação.

TRICICLO ESPECIAL BATIZADO DE BIGA
TRICICLO ESPECIAL BATIZADO DE BIGA
TRICICLO ESPECIAL BATIZADO DE BIGA
TRICICLO ESPECIAL BATIZADO DE BIGA
TRICICLO ESPECIAL BATIZADO DE BIGA

  • para ter informações do veiculo em si, de seu inventor, assistir vídeo do triciclo, clique aqui.

  • para ver matéria no site G1 sobre a primeira conquista de uma habilitação, clique aqui.

    HABILITAÇÃO PARA TRICICLO ESPECIAL BATIZADO DE BIGA
    HABILITAÇÃO PARA TRICICLO ESPECIAL BATIZADO DE BIGA


    PREVENÇÃO DE ESCARAS (ÚLCERA DE PRESSÃO)


    Pessoal, a melhor prevenção contra escaras é a conscientização que não podemos ficar muito tempo na mesma posição, isto é incontestável. É importante manter a pele sempre muiiiiiiito seca e bem hidratada (evitar fralda molhada por longos períodos), a melhor hora para a hidratação é após o banho, recomendo: óleo de girassol = Dersani (não conheço nada melhor para sumir com um ponto roxo) ou creme da semente de uva, que um dermatologista me receitou a uns 3 anos (não conheço hidratante melhor, uso diariamente). Abaixo descrevo a fórmula para fazer o creme numa farmácia de manipulação.


    Fórmula do creme da semente de uva:
    • óleo de amêndoas doce 5%
    • óleo de semente de uva 5% 
    • D pantanol (vit D)
    • creme 100qsp

    Dicas para os acamados:
    • importante a mudança de decúbito a cada 4 horas (máximo);
    • não se esquecer de esticar muito bem o lençol, tirando as rugas, pois uma ruga hoje poderá ser uma ferida amanhã;
    • a elevação da cabeceira da cama acima de 20° deve ser feita apenas por curtos períodos de tempo, como, por exemplo, durante as refeições;
    • usar sempre almofadas nos principais pontos de pressão.


    abaixo mostro as três posições de decúbito que realizo quando necessário:
    As três posições de decúbito que mais uso, geralmente só fico uma hora de barriga para cima durante as refeições e quatro horas de cada lado

    abaixo uma foto/ilustração da maneira correta de um decúbito lateral, quando mantemos os joelhos alinhados e altos como nesta foto, praticamente não sentimos dores nos braços (também é a posição indicada pelos médicos para as grávidas dormirem)
    Maneira correta de decúbito lateral que não dói o braço

    Dicas para os cadeirantes:
    • é muito importante, a cada meia hora, a elevação do tronco por 1 minuto (manobra push up= apoiado sobre as mãos, eleve as nadegas da cadeira (veja exemplo na foto abaixo);
    • evitar calças grossas e rugas nas mesmas;
    • uso de uma boa almofada (eu uso a roho);
    • a qualquer sinal de vermelhidão intensa ou ponto roxo na pele, fique +/- 2 dias na cama fazendo mudança de decúbito, pois se insistir em vez de 2 dias na cama você pode ter que conviver com uma escara por 2 meses ou mais.
    Manobra Push Up, realize a cada meia hora, aumentando a circulação sanguínea

    Algumas armas que me ajudam a evitar escaras (ulceras de pressão): boias d'água; cadeira motorizada com banco Tilt; mesa ortostática com banco; recorte no colchão; almofada roho, travesseiro de viscoelástico.

    CADEIRA MOTORIZADA COM BANCO TILT


    Falarei hoje a respeito do banco Tilt, tenho uma cadeira motorizada que possui este banco,  a maravilha é que ele inclina ao mesmo tempo o encosto e o assento, então troco de posição durante todo o dia,  alterno 1 hora sentado e meia hora deitado, assim toda a pressão que está na bunda, passa para as costas e vice-versa (isso ajuda e muito na prevenção de escaras). Veja no vídeo abaixo.


    Infelizmente no Brasil só temos um fabricante de cadeira de rodas que oferece este tipo de acessório, mas ele restringe ao uso interno, ficando proibido seu uso na rua, então ficamos a mercê das importadas (sabemos o quanto é caro qualquer equipamento para deficientes, imaginem os importados), o duro é que se pudéssemos simplesmente comprar o banco e adaptar em qualquer cadeira seria ótimo, mas o banco não é vendido separadamente.
    Fica aqui um apelo aos fabricantes brasileiros, vamos lá pessoal, fabriquem um banco parecido, não precisa nem inventar é só copiar e claro, façam um preço acessível, se possível!!!!!!!!!

    Fico sentado na cadeira um dia, no outro fico na mesa ortostática. sempre sobre a almofada roho. Esta combinação me ajuda muiiiiiiiiiito na prevenção de escaras.

    MESA ORTOSTÁTICA COM BANCO


    Usei por uns 4 anos a mesa ortostática, mas meu organismo de um dia para outro não me deixou mais ficar em pé nela, então tive a ideia de adaptar um banco usando alguns pontos de fixação já existente, veja abaixo o vídeo. (não sou eu no vídeo)


    veja abaixo foto do banco e também fotos da adaptação
    mesa ortostática com banco, ajuda a prevenir ulceras de pressão

    nesta foto abaixo está somente a mesa ortostática
    mesa ortostática com banco, ajuda a prevenir ulceras de pressão

    nesta foto abaixo está a mesa ortostática, com banco já  encaixado
    mesa ortostática com banco, ajuda a prevenir ulceras de pressão

    nesta foto abaixo está com almofada roho no assento e travesseiro de viscoelástico nas costas
    mesa ortostática com banco, já com almofada roho e travesseiro de viscoelástico

    nesta foto abaixo já está deitado uma pessoa (que não sou eu)
    mesa ortostática com banco, já com almofada roho e travesseiro de viscoelástico

    nesta foto abaixo conseguimos ver como ela ficará  na posição sentado com a mesa de trabalho e/ou alimentação
    mesa ortostática com banco, já com almofada roho e travesseiro de viscoelástico

    Assim a mesa ortostática, agora com banco, continua sendo uma grande ajuda na luta diária contra escaras, eu a uso dia sim, dia não. Através de um controle você passa da posição horizontal até totalmente vertical, tirando a pressão da bunda e passando para as costas, em certas épocas chego a curar as escaras encima dela, pois troco de posição a cada uma hora (fugindo assim de dias intermináveis de decúbito lateral sobre uma cama).

    ALMOFADA ROHO


    Bem, só posso falar do modelo que tenho e uso diariamente a high profile, quadtro select.
    HIGH PROFILE = 10 cm de altura, para usuários com alto risco ou que já apresentem Úlceras de Pressão (escaras).
    QUADTRO SELECT = regula e distribui o ar da almofada em quatro regiões separadas.

    Fico sentado sobre a roho, dia na cadeira motoriza com banco Tilt, dia na mesa ortostática.
    No desenho abaixo explico como ela funciona, tenho um calo ósseo (calombo) que fica na região A, depois de devidamente regulada, o ar da região A jamais passará para as regiões B, C ou D, quando nova, foi regulada comigo encima, a almofada "memorizou" que na região A é preciso de muito menos ar que no restante, pois lá meu calo ósseo exerce maior pressão e ocupa mais espaço. (Exemplo: quando sentamos numa boia dágua, a água corre toda para frente, este modelo não deixa isso acontecer com o ar).

    ALMOFADA ROHO, AJUDA A PREVENIR ESCARAS
    Clique na imagem para ampliar


    A danada é muiiiiito cara, mas fico +/- 12 hrs sentado, sem nenhum sinal de vermelhidão no final do dia (claro que se eu não mudasse de posição o dia todo, seja no banco Tilt, seja na mesa ortostática, ou elevação do tronco  por 1 minuto a cada meia hora, a história seria outra, pois acredito que a roho sozinha não faça milagre).
    Lá vai uma dica, antes de comprar uma nova, procure usadas em sites como deficienteeficiente lá existe uma área de classificados, procure também nova ou usadas no site ebay.com, da um trabalhinho (site em inglês, é o mercado livre dos EUA) e às vezes se paga a taxa de importação na alfândega, mas mesmo pagando as taxas, você vai se surpreender com a diferença de preço.
    Quando estava pensando em comprar a roho, o que ajudou na decisão foi esta comparação de fotos térmicas (veja abaixo): na esquerda mostra uma pessoa sentada sobre a roho, na direita, sem a roho, já apresentando aquecimento nos pontos de pressão.

    ALMOFADA ROHO, AJUDA A PREVENIR ESCARAS

    clique neste link de um gif amimado que mostra como regular uma roho quadtro select.

    LIMPEZA DE ESCARAS E FERIMENTOS



    SABÃO, SORO FISIOLÓGICO, GAZE E/OU ALGODÃO
    pessoal, não conheço nada melhor para limpar uma ferida/escara que um pedaço de algodão e/ou gaze molhado em soro fisiológico, com sabão em barra ypê neutro.
    MATERIAL USADO PARA LIMPEZA DE ESCARAS E FERIMENTOS
     Como proceder:
    • lavar bem as mãos antes de iniciar;
    • molhar o algodão ou gaze com soro fisiológico e passar sobre o sabão (que estará em lugar adequado e somente será utilizado para este fim);
    • de um modo suave esfregue a ferida e em volta dela;
    • limpe a ferida com algodão ou gaze e soro fisiológico, para retirar todo o sabão (sempre de maneira suave);
    • para secar a ferida, apenas pressione um pedaço de gaze contra o ferimento para não causar sangramento;
    • pronto a ferida esta pronta para receber remédio e/ou curativo.


    Sei que muita gente vai torcer o nariz por eu não mencionar gaze esterilizada e nem luvas esterilizadas, bom, eu praticamente nunca usei e confesso que prefiro algodão que a gaze. Fechei uma escara com o tamanho e profundidade de um prato de sobremesa, na região sacra, então me sinto apto a dar dicas de como proceder.

    TRAVESSEIRO DE VISCOELÁSTICO



    Conheci a espuma de memória a +/- 13 anos, ganhei um pedaço de 40x40cm, era importado e muito caro, felizmente hoje temos no mercado o travesseiro de viscoelástico que é muito eficaz, utilizo nas minhas costas quando estou na mesa ortostática e na cama protegendo a região sacra. A espuma de viscoelástico foi projetada pela NASA em 1970, ela se utiliza do calor do corpo para adaptar-se suavemente às suas curvas, evitando pontos de pressão (uma grande ajuda na prevenção de escaras), proporcionando-lhe apoio onde necessário. Veja nas fotos abaixo exemplos:  

    TRAVESSEIRO DE VISCOELÁSTICO, PARA EVITAR ESCARAS

    TRAVESSEIRO DE VISCOELÁSTICO, PARA EVITAR ESCARAS

    TRAVESSEIRO DE VISCOELÁSTICO, PARA EVITAR ESCARAS

    TRAVESSEIRO DE VISCOELÁSTICO PARA EVITAR ESCARAS

    SEQUENCIA DE ARRUMAÇÃO DA CAMA


    Com a intenção de não abrir escaras na região sacra e proteger meus pés, montei uma sequencia para arrumar a cama, usando algumas invenções. Fico tranquilamente 14 horas nesta posição sem nenhum sinal de vermelhidão nos calcanhares nem na região sacra (lembro que isso deu certo para meu organismo, não garanto que sirva para todos). Na foto abaixo mostro o recorte do colchão.

    RECORTE DO COLCHÃO PARA EVITAR ESCARAS

    na foto abaixo, mostro meu colchão com o recorte já com capa
    RECORTE DO COLCHÃO PARA EVITAR ESCARAS

    na foto abaixo, mostro meu colchão já com a travessa de courvim
    RECORTE DO COLCHÃO PARA EVITAR ESCARAS

    na foto abaixo, mostro meu colchão com o travesseiro de viscoelástico
    RECORTE DO COLCHÃO PARA EVITAR ESCARAS

    na foto abaixo, mostro meu colchão já com lençol
    RECORTE DO COLCHÃO PARA EVITAR ESCARAS

    na foto abaixo, mostro meu colchão já com o a espumas para os pés
    RECORTE DO COLCHÃO PARA EVITAR ESCARAS

    na foto abaixo, estou deitado já com a espumas para os pés
    RECORTE DO COLCHÃO PARA EVITAR ESCARAS

    na foto abaixo, estou  deitado com calços embaixo e entre os joelhos
    RECORTE DO COLCHÃO PARA EVITAR ESCARAS

    abaixo, estou  deitado já com almofada amarrada sobre meus joelhos
    RECORTE DO COLCHÃO PARA EVITAR ESCARAS

    pronto!!!  é só colocar um lençol cobrindo tudo.........

    RECORTE DO COLCHÃO


    Como não me adaptei ao colchão d'água (só usei por 2 ou 3 dias, alem de ser ruim para o paciente, pois balança toda hora, ainda tem o perigo dele causar pneumonia), tive a ideia de recortar meu colchão e colocar nele um travesseiro d'água (hoje em dia uso um travesseiro de viscoelástico, aquele com propriedades da espuma de memória), assim minha região sacra fica protegida sem o incômodo de um colchão d'água. Segue abaixo fotos e medidas do corte e como ficou meu colchão.
    neste recorte coloque um travesseiro d'água ou travesseiro de viscoelástico na região sacra. evitando assim a formação de escaras
    Dimensões do recorte: 55x40x5cm
    neste recorte coloque um travesseiro d'água ou travesseiro de viscoelástico na região sacra. evitando assim a formação de escaras

    esta foto é do recorte de meu colchão

    Nestas fotos abaixo mostro o colchão já com o travesseiro d'água e também com o travesseiro de viscoelástico,
    já sobre a travessa de courvin.

    neste recorte coloquei um travesseiro d'água na região sacra. evitando assim a formação de escaras

    neste recorte coloquei um travesseiro de viscoelástico na região sacra. evitando assim a formação de escaras

     
    Powered by Blogger